;

Patrimônio Histórico Circuito das Águas Paulista

Patrimônio Histórico nas cidades da região


Por qualquer uma das cidades do Circuito das Águas Paulista que se circule, a história do Brasil está muito bem retratada na arquitetura dos casarões, das Igrejas e nas Fazendas de Café, que dominaram a região desde o período áureo da produção cafeeira, até seu declínio em 1929.

Amparo - Percorrer as ruas da cidade, é voltar no tempo, é um museu a céu aberto. São 558 prédios listados e 50 imóveis tombados em diversos estilos arquitetônicos, do Neo clássico, Gótico e Art Nouveau. 
Na rua XV de Novembro, os monarquistas, abolicionistas, republicanos e comunistas, eram grandes formadores de opinião nacional, nasceram ou residiram nela e até hoje suas casas estão preservadas.
Ainda em Amparo, o Museu Bernardino de Campos é considerado um dos mais completos da região, com aproximadamente 19 mil peças, distribuídas em 11 salas. O acervo conta com peças da época da escravidão, mobiliário, veículos e artefatos bélicos usados na Revolução Constitucionalista de 1932. 

Socorro - A primeira ponte de concreto foi construída no início do século XX para receber o então governador do Estado de São Paulo. Com a imigração italiana e portuguesa, as casas em Socorro, sofreram forte influência arquitetônica, conferidos em 12 prédios históricos tombados e mais de 100 listados nos arredores da cidade, que são de arquitetura Colonial, Neo Clássica e Eclética.

Jaguariúna - Possui poucas, mas belas casas e a única Igreja em estilo Gótico da região. A Centenária Igreja de Santa Maria. A antiga estação da linha Mogiana é um verdadeiro patrimônio histórico ferroviário. 

Monte Alegre do Sul - Na pequena e bucólica cidade, as casas em torno da praça principal, foram construídas pelas técnicas de taipa de mão e taipa de pilão e mantêm suas características originais. Além de exemplares no estilo Neo Colonial. 
O Santuário do Senhor do Bom Jesus teve sua arquitetura inspirada na “Igreja Renascentista Il Gesu”, em Roma.

As antigas fazendas de café abertas a visitação encantam pela beleza arquitetônica, mantendo suas características originais, terreiros, tulhas, senzalas, casas de colonos e mobiliário de época. Vale a visita às Fazendas São João Baptista, em Pedreira, Engenho das Palmeiras e Fazenda Atalaia em Amparo

Lindóia - No Museu Centro de Memória, uma sala especial conta a história da água mineral e mantém um documento de compra de água que foram enviadas à Lua na expedição da Apollo 11.

Águas de Lindóia - Possui uma das mais belas obras vivas criada pelo paisagista Moderno Burle Marx, a Praça Adhemar de Barros e o Balneário Municipal, assinado por Osvaldo Arthur Brakthe.

Holambra - O Museu Histórico e Cultural de Holambra, localizado na Alameda Maurício de Nassau s/n, no centro de Holambra, expõe esta história de imigração e colonização holandesa, através de um acervo de duas mil fotos, réplicas de casas de pau-a-pique e alvenaria devidamente mobiliadas da época, como também, objetos, maquinarias e tratores utilizados pelos imigrantes.



© Copyright 1998 -
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/dasaguas/public_html/template/copyright.php on line 2
2019 - CircuitodasAguasPaulista.com.br
by Frequencia.com.br