;

Sobre Monte Alegre do Sul SP

Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista


A Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul, localizada no Vale do Camanducaia à uma altitude de 748 metros de nível do mar, a uma Longitude de 46o37s0, e uma Latitude de 22o45s, na zona fisiográfica cristalina do Norte, no antigo traçado da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, a 96 Km em linha reta da capital do Estado. Possui temperatura média de 18 C fica à penas 120 / 136 e 145 Km de São Paulo por estradas de rodagem (via Bragança Paulista / Itatiba / Campinas). 

O acesso à Monte Alegre do Sul poderá ser feito pelas vias Fernão Dias, Anhanguera, Bandeirantes e D. Pedro. Alinha-se entre grandes montes, esses integrantes das serras do Lambedos e Caraguatá, belas ramificações da Serra da Mantiqueira. Seus terrenos são, literalmente, acidentados. 

Com a superfície total de 117 Km2, sendo 10 Km2 de Zona Urbana e 107 Km2 de Zona Rural, onde encontram-se grandes plantações de morango, entre outros tipos de plantio. O índice pluviométrico aproxima-se dos 1.400 anuais. 

Limita-se ao sul com a cidade de Bragança Paulista, ao norte com a Estância de Serra Negra, ao oeste de Amparo e ao leste com os municípios de Socorro e Pinhalzinho. 

A fauna e a flora não apresentam espécies raras, entretanto aliadas ao relevo local, resultam em lindas paisagens naturais que fazem bem aos olhos de todos. 

Para onde quer que se olhe, pode-se admirar montanhas verdejantes com sua rica fauna e flora e de vez em quando curtir o vôo de garças e tucanos. 

Monte Alegre do Sul é cortada pelo piscoso Rio Camanducaia, oriundo do vizinho Estado de Minas Gerais e, fora esse, existem vários ribeirões e córregos que fluem em terras montanhosas, embelezando ainda mais nossa bucólica paisagem natural. Localizada no Circuito da Águas Paulista, fica distante 140 Km da cidade de São Paulo. É uma cidade pequena, típica do interior, e possui apenas 6.000 habitantes, a maioria de descendência italiana. 

As atividades econômicas que mais se destacam são: 
1- Agricultura de café e morango;
2- Artesanato; 
3- Hotelaria.

Os pontos turísticos mais visitados são:
Cachoeira do Falcão e das Mostardas; 
Santuário do Senhor Bom Jesus; 
Balneário Municipal; 
Alambiques (mais de 50). 
Seja bem vindo à Monte Alegre do Sul. 



© Copyright 1998 -
Warning: date(): It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected the timezone 'UTC' for now, but please set date.timezone to select your timezone. in /home/dasaguas/public_html/template/copyright.php on line 2
2019 - CircuitodasAguasPaulista.com.br
by Frequencia.com.br