;

Turismo Rural e Aventura no Circuito das Águas Paulista

Caminhadas, Alambiques, Esportes de aventura e muito mais


Em todas as cidades do Circuito das Águas Paulista é possível visitar sítios, alambiques, degustar café caipira, cavalgar, assistir a shows de cães pastores ou simplesmente caminhar.

Águas de Lindóia: O Rancho da Fronteira apresenta shows de cães e cavalos adestrados, os cães pastores ordenam o rebanho de ovelhas em sincronia de dar inveja. Já no Sítio Monte Alegre um papagaio patriota canta o hino nacional, enquanto os visitantes degustam o café caipira rodeados por galinhas, perus e galos.

Amparo: Na Fazenda Atalaia, construída em 1870, é possível fazer caminhadas pela mata, degustar um delicioso café com pães, leite, queijos, geléias produzidas lá, interagir com os animais e acompanhar a produção de queijos, iorgute, requeijão e manteiga na fábrica artesanal montada na antiga casa de colonos é um programa e tanto.

Holambra: Uma ótima estrutura para o visitante usufruir da natureza da região e ter contato com diferentes tipos de animais e plantas. Passeios a cavalo por trilhas e matas fechadas e trekking por campos para a observação e interação com a diversificada fauna e flora são algumas das atividades oferecidas aos turistas.

Jagauriúna: 
A capital dos cavalos, a cidade possui um grande número de haras e ranchos, alguns abertos para visitação. Entre eles o Rancho Panini oferece um delicioso café no rancho ao entardecerr. Já o Rancho LF é um centro de lazer com passeios a cavalos em trilhas que duram mais de 1 hora seguindo a antiga linha do trem da Cia Mogiana.

Lindóia: No sítio dos Caetanos é possível alimentar macacos e realizar um passeio de trator que passa por dentro de uma cocheira e segue para uma trilha ecológica. O contato com a natureza e o dia a dia no meio rural faz toda diferença, na hora de saborear um café beneficiado num monjolin, torrado no fogão a lenha e moído artesanalmente.

Monte Alegre do Sul: a grande atração rural desta cidade são as infinidades de alambiques e adegas de vinhos artesanais. Pitorescas a maioria das adegas é construídas em casas de pedras aninhadas as tulhas de café. Segundo os moradores, as adegas eram uma referência às raízes italianas e, as tulhas à prosperidade e ao novo mundo. Sentar-se nessas adegas como a dos Italianos, dos Paiva e do Rancho degustando grapas, vinhos, licores e cachaças faz a diferença em qualquer roteiro rural.

Pedreira: O bairro de Entremontes é ponto certo para quem quer conhecer a origem da cidade, a visita à fazenda São João Baptista é ideal para quem quer conhecer história. Apesar de não ser rural, o Observatório de Pedreira está localizado na zona rural a 900 metros de altitude e é considerado um dos melhores pontos do Estado para observação astronômica.

Serra Negra: Na fazenda Vale do Ouro Verde é possível visitar os cafezais com monitoramento e explicação sobre a importância do café na economia da região. Já no Sítio Bom Retiro, pode-se degustar o vinho produzido pela família Carra há mais de cem anos que também produz a cachaça azul envelhecida em flor de laranjeira. Há ainda doces feitos com caldo de cana. Vale a pena visitar o sítio também na época da colheita da lichia em dezembro. 

Socorro: O Café Caipira e a visita à várias propriedades rurais faz desta cidade uma das mais procuradas da região. A Fazenda Campo do Sonho é um roteiro imperdível para crianças que interagem com diversas espécies de animais, além de conhecer o cultivo e outras atividades rurais.

A prática de esportes de aventura no Circuito das Águas Paulista é bastante assídua principalmente em Socorro que se tornou um pólo bem estruturado com diversos parques de aventura que oferecem mais de 17 modalidades esportivas, além de sediar campeonatos como rallys, cross country, down hill entre outros. O off Road na Serra do Brejal, em Águas de Lindóia é uma das mais radicais. Já em Monte Alegre do Sul e Lindóia é realizada a prática de rafting e trekking. Ainda em Monte Alegre do Sul o ciclo turismo está sendo implantando para quem curte viajar sobre duas rodas. Jaguariúnalidera com as cavalgadas. Serra Negra encantam com bela paisagem que faz parte do circuito de diversos motoqueiros que chegam a cidade todos os finais de semana.



© Copyright 1998 - 2017 - CircuitodasAguasPaulista.com.br
by Frequencia.com.br