;

Pontos Turísticos em Socorro SP

Socorro no Circuito das Águas Paulista


CACHOEIRAS
Inúmeras cachoeiras de grande beleza natural, ótimas para tomar um banho de sol, fazer esportes e estar em contato direto com a natureza.
1 - Monjolinho
2 - Saltinho
3 - Cachoeira dos Sonhos:
Localizada na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais, dentro do parque dos Sonhos, situado no município de Bueno Brandão (MG), importante destino de eco-turismo da região, pela sua beleza natural, hospitalidade e ótima cozinha mineira.
(Parque dos Sonhos – Estrada Rio do Peixe /Varginha - Divisa de Socorro com Bueno Brandão (MG).

BALNEÁRIO FONTE DA POMPÉIA
O Balneário atende ao público de terça a sexta-feira, das 15h00 às 19h50, aos sábados e feriados, das 14h00 às 19h50 e aos domingos,  das 9h00 às 13h00. Conta com  sauna completa, banho de imersão, banho de espuma, forno de Beer,  chuveiro agulha, infra vermelho, ducha escocesa .

Propriedades das águas das FONTES POMPÉIA I e II (Balneário da AFPESP- Associação dos Funcionário do Estado de São Paulo)

- Altitude Barométrica - 745 m
- Vazão - 156.000 L / 24 h
- Radioatividade - 12,23 U.M
- Bicarbonato de Cálcio
- Poder Diurético - Pompéia I - 0,0287 GL
- Poder Diurético - Pompéia II - 0,0372 GL

Indicações

 - A água por ser : 
- Radioativa - Melhora o Tônus Corporal
- Hipotensora - Ajuda a baixar a Pressão Arterial e melhora dos sintomas de tonturas, e dores 
leves de cabeça
- Diurética - Ajuda a aumentar o volume urinário, trazendo benefícios para rins e bexiga
- Uricolíticas - Ajuda a dissolver e eliminar o ácido úrico e os cálculos renais , fazendo diminuir
as dores reumáticas 
- Demais indicações: - Doenças crônicas de pele tipo alérgicas, diabetes, infecções intestinais e 
afecções ginecológicas.

IGREJA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Fica no largo da Matriz. A primeira capela foi erguida em nome de nossa Padroeira, em 1829. Nesse mesmo ano, em 09 de agosto , foi rezada a primeira missa . Essa data é considerada , até hoje como sendo a do aniversário de Socorro. No mesmo local daquela capela , que desabou em 1924, foi construída a atual igreja.

CASA PAROQUIAL 
Construída aproximadamente em 1927, para casa do Pároco da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro , em estilo eclético, possui belos relevos, e em seu interior há belíssimos salões ornamentados com molduras douradas.

PAÇO MUNICIPAL 
Foi fundado em 1936. Recebeu o nome de palácio das Águias , inspirado no Palácio do Catete , sede do Governo Federal da época , no Rio de Janeiro.
Nele atualmente funciona a Prefeitura municipal: ao lado, localiza-se o primeiro "espigão" construído em Socorro , conhecido como prédio dos 40 , por possuir 40 apartamentos e 40 proprietários.

FÓRUM
O prédio do Fórum já é mais moderno. Foi construído em 1965 e fica na Praça 9 de julho.

CADEIA
O prédio foi construído em 1906. Atualmente nele funciona nossa delegacia. Ao redor do seu jardim temos palmeiras imperiais, que plantadas por um grupo de escoteiros em 1920. Duas dessas palmeiras caíram em 1976, sendo as mudas replantadas por dois ex escoteiros, daquela turma. em 07/09/2000, João Evangelista Mantovani último escoteiro remanescente  da primeira turma, plantou mais duas palmeiras.

O Rio do Peixe 
Num trabalho pioneiro, mesmo não tendo a pretensão de um Barão de Tefé, que descobriu a nascente do Rio Jarí na floresta amazônica, o engenheiro agrônomo e fiscal federal de acidente de trabalho, Antonio Carlos Avancini, natural de Itapira, esteve à frente de atuantes membros da Associação Itapirense de Pescadores (AIP), para descobrir o local exato da nascente do rio do Peixe.

O Município viu as primeiras notícias sobre essa viagem no jornal Tribuna de Itapira, que falava sobre a reunião que a AIP estava realizando para organizar essa procura. Através dele entramos em contato com Avancini, para conhecer os resultados da viagem.

AAIP foi fundada em 1997, com o objetivo primeiro de combater a pesca predatória. Como em Itapira não existia nenhuma entidade voltada ao meio ambiente, os objetivos foram sendo acrescentados, para incentivo à pesca de Jazer, repovoamento do rio, plantio de árvores na mata ciliar, proteção aos mananciais e outros, sempre voltados para a água e rios. A associação filma e edita fitas sobre os mais diversos assuntos relacionados à proteção dos rios, passando as de­pois em escolas de ensino fun­damental e particulares, com palestras e fotos, para conscientizar as crianças sobre a importância de preservar a natureza.

O rio do Peixe que, assim como em Socorro, cruza Ita­pira, é o principal afluente do rio Mogi-Guaçu. Avancini con­ta que ele é altamente piscoso, e já foram pescados doura­dos com 8 quilos, e não existia nenhuma informação sobre sua nascente distância e outros dados, havendo apenas uma suspeita de que a nascente estava próxima à cidade mineira de Senador Amaral.

A aventura começou no dia 13 de janeiro, às 5h30 da manhã. Percorreram 100 km, até chegarem a Munhoz. Uma foto de satélite da bacia do rio Mogi-Guaçu mostrava duas micro bacias naquele município. O pessoal conversou com as pessoas mais antigas do local e, com base nessas informações e nas fotos do satélite, optaram por seguir para o lado direito, no sentido de Senador Amara!, uma cidade com 5 mil habitantes, recentemente emancipada de Cambuí.

A intuição estava correta e às 12 horas encontraram a nascente, a 1560 m de altitude, encravada na Serra da Mantiqueira. Nasce com o nome de Ribeirão Fundo, une-se com o Rio da Corrente, passando a se chamar Rio da Corrente até a divisa com Socorro, onde recebe o nome de Rio do Peixe. Um fato Curioso é que no local existia um grande lago, hoje um terreno de charco (local com: vegetação aquática e brejosa), com cerca de 5 km de comprimento por 5OOm de largura.

Dessa vegetação igrófita vai aflorando água, descendo por gravidade, até formar um leito de água corrente no final do charco. Nasce o rio do Peixe!

O que chama a atenção é que desse charco, no sentido contrário, ao sul, também nas­ce outro rio, que vai formar a bacia do rio Sapucaí. Esse é um fato muito raro de acontecer. Apenas em três lugares do mundo uma nascente dá local para dois rios distintos: na Groenlândia, em Goiás e, agora, em Senador Amara!. O rio do Peixe tem 130 km de comprimento, da nascente até à foz no rio Mogi-Guaçu.

Avancini, presidente da ,AlP diz que, ficou feliz a descoberta mas, por outro lado, muito triste, porque a degradação no local é bastante grande. Uma nascente deve estar, protegida pelas leis ambientais e um: loteamento de chácaras no local é preocupante, além do excesso de agrotóxicos de lavouras de batata e morango. A cabeceira de dois rios, fato raríssimo, não pode estar nessa situação. A fita e fotos do local serão encaminhadas para o Comitê da Ba­cia Hidrográfica do Rio Mogi­-Guaçu, para que as autoridades possam tomar providências para proteger essa nascente. A filmagem de Socorro até a foz será feita num segundo momento, e a data desse evento ainda não está definida.

MIRANTE DO CRISTO
Com acesso próximo ao portal (Lions) da cidade, com toda a infra-estrutura turística o Mirante possui uma visão panorâmica da cidade e das lindas montanhas ao seu redor.

FONTES
A cidade também possui diversas fontes com poderes medicinais
(Clique aqui e veja o mapa)

CASARÃO DO SR. ALCINDO DE OLIVEIRA SANTOS
Construído em 1892 pelo Sr. Anacleto Olitudo de Carvalho, originalmente em ordem Toscana , passando para estilo eclético, teve sua fachada modificada em 1934.

CASARÃO BOULEVARD 
Construído em 1894 para residência e comércio do Coronel Brasilino Vaz de Lima , em estilo Neo Clássico, é um dos mais belos e originais casarões de Socorro.

CASARÃO CALAFIORI 
Construído em 1914 pelo Sr. José Ângelo Calafiori para sua residência, em estilo eclético, com origens italianas. Entre 1920 e 1940 funcionou, no andar térreo, o Cine Bijoux, sendo que a residência do Sr. José Ângelo sempre foi palco de acontecimentos  sociais socorrenses. Há alguns anos foi totalmente restaurado e suas pinturas internas foram cuidadosamente preservadas e restauradas. 

MUSEU MUNICIPAL 
· Museu Municipal Dr. João Baptista Gomes Ferraz
Rua XV de Novembro, 12
Aberto - aos sábados, domingos, feriados e às segundas-feiras, o museu estará aberto das 9h às 11h e das 13h às 17h. De terça à sexta-feira, permanece o funcionamento ininterrupto das 9h às 17h.

A ampliação do funcionamento visa melhor atender turistas, moradores e visitas de grupos escolares, que também podem ser agendadas pelo tel. 3895-4829.

O museu mantém um acervo com cerca de 900 peças, entre fotos e objetos, que registram a fundação da cidade, personalidades e fatos históricos que marcaram época, estando localizado na rua XV de Novembro, 12, Centro

PALACETE DA CULTURA 
Dizem que o ex-governador Carvalho Pinto foi gerado nesse palacete que pertencia à sua família . Na grade estão as iniciais de seu tio ACP - 1906 , o ano de construção do prédio. Em 1909, nele se hospedou o Presidente do Estado Albuquerque Lins , que veio para inauguração do ramal da mogiana ( estrada de ferro) . Foi improvisado, às pressas , a construção do primeiro banheiro interno de Socorro. Nele restaurado, seu porão lembra estruturas européias.

FEIRA PERMANENTE DE MALHAS
São mais de 100 lojas, vendendo direto do produtor para o consumidor final. com ótima qualidade e bons preços - Av Deputado Antonio Silvio da Cunha Bueno, próximo ao Portal Lions.

MODA SHOPPING DE FÁBRICAS
São mais de 100 lojas, vendendo direto do produtor para o consumidor final. com ótima qualidade e bons preços - Av Deputado Antonio Silvio da Cunha Bueno, próximo ao Portal Lions.

ARTESANATO
Feira de artesanato aos sábados, domingos e feriados no horto municipal



© Copyright 1998 - 2017 - CircuitodasAguasPaulista.com.br
by Frequencia.com.br