;

Sobre Monte Alegre do Sul SP

Monte Alegre do Sul no Circuito das Águas Paulista


A Estância Hidromineral de Monte Alegre do Sul, localizada no Vale do Camanducaia à uma altitude de 748 metros de nível do mar, a uma Longitude de 46o37s0, e uma Latitude de 22o45s, na zona fisiográfica cristalina do Norte, no antigo traçado da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, a 96 Km em linha reta da capital do Estado. Possui temperatura média de 18 C fica à penas 120 / 136 e 145 Km de São Paulo por estradas de rodagem (via Bragança Paulista / Itatiba / Campinas). 

O acesso à Monte Alegre do Sul poderá ser feito pelas vias Fernão Dias, Anhanguera, Bandeirantes e D. Pedro. Alinha-se entre grandes montes, esses integrantes das serras do Lambedos e Caraguatá, belas ramificações da Serra da Mantiqueira. Seus terrenos são, literalmente, acidentados. 

Com a superfície total de 117 Km2, sendo 10 Km2 de Zona Urbana e 107 Km2 de Zona Rural, onde encontram-se grandes plantações de morango, entre outros tipos de plantio. O índice pluviométrico aproxima-se dos 1.400 anuais. 

Limita-se ao sul com a cidade de Bragança Paulista, ao norte com a Estância de Serra Negra, ao oeste de Amparo e ao leste com os municípios de Socorro e Pinhalzinho. 

A fauna e a flora não apresentam espécies raras, entretanto aliadas ao relevo local, resultam em lindas paisagens naturais que fazem bem aos olhos de todos. 

Para onde quer que se olhe, pode-se admirar montanhas verdejantes com sua rica fauna e flora e de vez em quando curtir o vôo de garças e tucanos. 

Monte Alegre do Sul é cortada pelo piscoso Rio Camanducaia, oriundo do vizinho Estado de Minas Gerais e, fora esse, existem vários ribeirões e córregos que fluem em terras montanhosas, embelezando ainda mais nossa bucólica paisagem natural. Localizada no Circuito da Águas Paulista, fica distante 140 Km da cidade de São Paulo. É uma cidade pequena, típica do interior, e possui apenas 6.000 habitantes, a maioria de descendência italiana. 

As atividades econômicas que mais se destacam são: 
1- Agricultura de café e morango;
2- Artesanato; 
3- Hotelaria.

Os pontos turísticos mais visitados são:
Cachoeira do Falcão e das Mostardas; 
Santuário do Senhor Bom Jesus; 
Balneário Municipal; 
Alambiques (mais de 50). 
Seja bem vindo à Monte Alegre do Sul. 



© Copyright 1998 - 2017 - CircuitodasAguasPaulista.com.br
by Frequencia.com.br